ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ficha de Leitura O Sangue da Terra, Sofia Marrecas Ferreira

Nome do livro: O Sangue da Terra
Autor: Sofia Marrecas Ferreira
Editora: Porto Editora
Actividade: Texto de opinião/argumentativo


O poder das mulheres


Com a leitura do livro O Sangue da Terra, de Sofia Marrecas Ferreira, apercebi-me de que, nos dias que correm, vivemos numa realidade em que as mulheres têm adquirido um peso crescente na sociedade pela força, coragem e dedicação com que se entregam às suas vidas e às suas paixões.
Na minha opinião, as personagens femininas desta história são admiradas pela sociedade devido ao seu talento e coragem com que lutam pela vida, apesar de esta lhes apresentar alguns, obstáculos inesperados. Para salientar as ideias apresentadas temos como exemplo Catarina e Tomasa, sua mãe, que sofrem ambas por uma paixão impossível, cujos corações não se conseguem abstrair desse amor. Contudo, estas mulheres não ficam paradas e dedicam-se inteiramente aos seus trabalhos, à escultura e à estética. E é graças a estes que elas conseguem ultrapassar a loucura, a tristeza e a solidão.
Por outro lado, existem inúmeras pessoas que do mesmo modo sofrem de tristeza e solidão, mas nada fazem contra isso e, por isso, passam a vida tristes e abandonadas, pensando que este terá de ser obrigatoriamente o seu destino, em vez de lutarem pela felicidade e pelo amor que nunca tiveram.
Em suma, com a leitura deste livro, podemos dizer que a maioria das pessoas nem sempre são felizes nem que seja apenas por uma coisa que esperavam que corresse de outra maneira. Essas pessoas devem encontrar a paz interior e habituar-se à ideia de que na vida nem sempre corre como nós esperamos.


Trabalho elaborado por Carla Daniela Oliveira Lopes Ano: 9ºano T:C

Sem comentários:

Enviar um comentário