ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

terça-feira, 19 de abril de 2011

Projecto Individual de Leitura das turmas do 8º A e B



O livro A Lua de Joana é um livro interessante. É fascinante conhecer a vida desta personagem, como ela se transforma ao longo dos dias e dos anos. Neste livro, é salientado a importância do diálogo entre os filhos e os pais, pois a falta de diálogo é, muitas vezes, a razão que leva os filhos a procurarem outros caminhos, que neste caso é a droga. Este livro mostra a realidade dos dias de hoje: o grande problema que a droga.

Bruno Reinaldo, 8ºA



Decidi ler o livro O Mistério no Labirinto, porque imaginei que iria ter muita acção e aventura. Afinal, não me enganei, esta é uma das aventuras do Chico, do Pedro, das Gémeas (Luísa e Teresa ), João e os seus animais, o Faial e o Caracol. Gostei de ler muito este livro, pois sou uma adolescente que gosta muito de aventura e de diversão. Já li alguns dos livros de uma aventura mas nunca tinha lido este. Há duas coisas que me levaram a ler este livro : a primeira, foi por causa da capa, parecia conter muitos mistérios dentro do livro e a segunda foi por gostar muito de uma aventura.

Bruna Coelho, 8ºA



O livro “ Marcada”, de P.C. Cast+ Kristin Cast libertou a minha imaginação para algo não real, fortalecendo a minha imaginação. A frase que mais gostei foi “ Quando já achava que o dia não podia piorar, vi o morto ao pé do meu cacifo…”.

Eliana Soares, 8ºB



Adorei a história e aconselho vivamente todas as pessoas a que leiam este livro. Tem uma lição de moral fascinante. Juntos ao Luar fala de pormos as pessoas que amamos em 1º lugar, fazendo – as felizes mesmo que para isso tenhamos de ficar tristes.
Vais adorar, Lê!

Diana Freitas .8ºA



Eu gostei de ler este livro, mas não se compara, por exemplo, a qualquer um dos livros que eu tinha lido da CHERUB; porém o suspense deixou-me inquieto sempre que lia cada parágrafo. Quem gostar de aventuras, de jovens, mais ou menos com a nossa idade, é um livro que eu recomendo.

Rúben Costa, 8ºA



O livro “O Décimo terceiro poder”, de Madalena Santos, é uma história cativante. Simplesmente magnífica, sobretudo a forma como as personagens foram desenvolvidas, os locais os sentimentos. Queres saber mais, lê….

Carla Fernandes, 8ºA



A Trança de Inês é um livro muito bonito. Gostei em especial de Inês, uma rapariga inocente, presa na teia do amor , que se entregou à sua alma gémea num amor impossível para ser morta.

Carla Fernandes, 8º A


Mais um livro de acção, onde toda a... não diria mestria, mas excelente capacidade para escrever livros de acção, se revela. Mais uma vez, não sendo um livro pesado e complexo, tal como os outros livros da colecção, "Segurança Máxima" é antes um livro simples, com um registo mais adolescente, mas com um ritmo alucinante e uma história interessante e que, mesmo para leitores mais graúdos, não vai deixar de agradar. Adorei ler este livro, pois nuca tinha lido tão espectacular como este. Adoraria ler o resto da colecção!

Manuel Paiva, 8ºA



Eu gostei muito de ler este livro!!! É indicado para quem gosta de chocolate. É um livro fascinante e apaixonante, que vale a pena ler. Ao ler este livro, senti os variados aromas da chocolateria “La Célest Praline”, criada por Vianne Rocher, a protagonista desta história. A história das personagens deixa – nos entusiasmados. Demonstra a ingenuidade das crianças, a força e a coragem precisas em muitos momentos… É um bom romance que parece estar “disfarçado” de uma história verídica.

Gabriela Cunha, 8ºA




Este livro é muito bom. Está na minha “lista” de livros favoritos! É um romance repleto de aventura, mistério e suspense até à última frase. Para além de isso, é bastante esquecedor culturalmente. Com este livro, estudei várias disciplinas como Geografia, Ciências Naturais, Físico – Química e um pouco de História, pois fala sobre o Aquecimento Global e o iminente fim do Petróleo.
É realmente um livro entusiasmante. Aconselho – o vivamente. É um livro que gosto pelo facto de ter um enredo bem desenvolvido, uma linguagem acessível e ao mesmo tempo elaborada, por falar de temas actuais, por ter uma história cativante e por dar a conhecer um pouco de todo o mundo.

Carla Fernandes, 8ºA





Eu gosto muito dos livros da Cherub. Estes livros retratam pequenos grandes Miúdos que têm as capacidades físicas e psicológicas muito bem desenvolvidas. James é o herói de todos os livros da colecção. Robert Muchamore é o escritor da colecção Cherub. Eu adoro a sua maneira de escrever, tem uma maneira muito simples e fácil de escrever. Qualquer pessoa pode entender os seus livros. São excelentes os seus livros. Eu adoro lê-los. Voltei a gostar de ler graças a esta colecção e a este escritor.
Eu adorava ser uma agente da Cherub. Parabéns!

João Filipe Leite, 8ºA





Gostei de ler este livro, porque é um romance de amor que resiste ao tempo. Aconselho a sua leitura, uma vez que nos mostra o poder e a grandiosidade do ser humano. A personagem Travis, mesmo tendo a sua esposa em coma, nunca desistiu do seu amor. É um livro maravilhoso. Lê e vais adorar!

Eliana Soares, 8ºB



A lua de Joana foi escrita por Maria Teresa Maia Gonzalez. Este livro retrata a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta, que morreu de overdose. Este livro parece um diário, apesar de não o ser, pois Joana escrevia cartas para uma amiga que já tinha falecido. Acima de tudo, mostra-nos a realidade dos dias de hoje, o grande mundo das drogas. Joana era também uma boa aluna e conhecida por todos. No desenvolver desta história, Joana vai apoiando-se sempre na sua avó, sendo esta a sua única conselheira, pois o pai de Joana era médico e nunca estava presente e a mãe era dona de um pronto-a-vestir, mas preocupava-se mais com o seu outro filho, cuja Joana tratava por Pré-Histórico.
Queres saber mais, lê este livro!

Ana Sofia Costa, 8ºB



Gostei de ler este livro. É um diário em que o João e Joana escrevem cartas a falar sobre a sua vida. João e Joana conhecem-se desde sempre, têm uma relação muito profunda e o hábito de contarem tudo um ao outro. Nas férias grandes, separaram-se, mas continuam a mantiver a conversa à distância. Acho este livro muito interessante e fundamental. Recomendo a leitura deste livro não só para crianças, mas também para adultos.

Cátia, 8ºB



1 comentário:

  1. Olá
    Conheço alguns destes textos. Também estão publicados no blogue da nossa BE. Há que espalhar aos quatro ventos as opiniões que os nossos alunos têm dos livros que leram, as impressões que deixaram, os sentimentos que despertaram...

    Às colegas administradoras deste blogue: continuo à espera de um texto vosso sobre como se iniciaram no vício da leitura, que livro ou livros vos tornaram leitoras compulsivas, em que ponto da vossa vida isso ocorreu.

    ResponderEliminar