ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

ESCOLA DE LEITORES DE ARÕES aLER+

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Obras do Plano Nacional de Leitura - 8º ano



Ilustração pintada à mão pelos alunos Bruno Ribeiro e João Ribeiro, 8ºA

Autor
João de Barros

Título: Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo – Adaptação em Prosa de João de Barros
Ilustrador: Martins Barata
Editora: Livraria Sá da Costa Editora
Data da publicação: 2001

Breve biografia do autor:

João de Barros nasceu na Figueira da Foz, a 4 de Fevereiro de 1881. Estudou Direito, dedicou-se à política, acabando por se entregar às Letras. Em 1945, foi condecorado e dedicou os últimos anos de vida à adaptação em prosa de grandes obras, tendo falecido em 1960, em Lisboa.

Resumo:
Este livro narra-nos a viagem da armada portuguesa de Vasco da Gama à Índia. Após várias traições, em terras africanas, os valentes marinheiros portugueses, apesar de bastantes dificuldades enfrentadas, conseguem ultrapassar o Cabo Bojador, indo mais alé.
Terminadas as agitações, a Vasco da Gama e seus marinheiros são acolhidos em Melinde, onde lhes é concedido um piloto que os guiará à Índia.
Chegados ao ambicionado destino, Vasco da Gama informa o Imperador indiano das suas intenções. Baco, inimigo de Portugal, vendo que o Imperador confiava nos portugueses, faz com que, em Calecut, corra o boato das más pretensões lusitanas. Não obstante, Vasco da Gama consegue provas de que esteve em terras tão longínquas e volta a Portugal.
Durante a viagem de regresso, param na Ilha dos Amores, onde foram recebidos por nereidas e homenageados com banquetes. Tétis, rainha das nereidas, narra a Vasco da Gama feitos futuros dos lusitanos.
Desfrutado o prémio de tão heróica viagem, os portugueses regressam a Lisboa, onde são recebidos com admiração e alegria.

Sem comentários:

Enviar um comentário